AGU assina convênio com a ANOREG/DF para consulta eletrônica de bens imóveis.

Publicado em: 23/08/19

Acordo assinado entre a AGU e Associação de Notários e Registradores do Distrito Federal (ANOREG/DF) possibilitará o incremento na eficiência da cobrança judicial e extrajudicial sob o encargo da Advocacia-Geral da União.

A partir de agora a consulta de bens imóveis será realizada por sistemas informatizados diretamente no banco de dados dos cartórios de imóveis do Distrito Federal. Tal fato facilitará a troca de informações patrimoniais entre os órgãos. A consulta, realizada pela Internet, possibilitará visualização por inteiro da matrícula do imóvel, bem como identificará a existência de alguma penhora já existente.

O Advogado-Geral da União destacou a importância da ferramenta no sentido de conferir maior agilidade na identificação dos bens imóveis e seus proprietários o que dará maior garantia à execução dos créditos da União, podendo ter uma grande repercussão na recuperação de valores em casos de corrupção.

Segundo o Coordenador-Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da Procuradoria-Geral Federal: “Antes da assinatura desse convênio a relação era em papel, e era muito mais demorada e burocrática. Mesmo em Estados em que tínhamos algum tipo de convênio, o recebimento de informações acerca dos devedores era em papel.”

A iniciativa foi destaque no Jornal da TV Justiça, e está disponível para visualização na plataforma on line por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=tX3Jama7Neg