Representação da escola será instalada no Maranhão até 2008

Publicado em: 31/10/07

A Escola da AGU (EAGU) vai instalar até o ano que vem uma representação no Maranhão. O anúncio foi feito pelo diretor da escola, Jefferson Carús Guedes, que esteve no início desta semana em São Luís (MA) para participar do 2º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional. O congresso termina nesta quarta-feira (31/10), e reúne especialistas nesta área de diversas partes do país. Guedes, um dos conferencistas, proferiu a palestra "A Advocacia-Geral da União e sua Função de Estado".


A convite do procurador-chefe da União no estado, Everton Pacheco Silva, Guedes reuniu-se com advogados da União, procuradores federais e da Fazenda Nacional. No encontro, ficou acertada a formação de uma comissão mista com representantes das três carreiras, que terá a responsabilidade de desenvolver ações para efetivar a instalação da representação da EAGU. A comissão fará o planejamento das atividades a serem realizadas em 2008. Dentre elas, estão previstas a realização de seminários sobre os temas "Licitações e Contratos" e "Patrimônio da União".


A Escola da AGU atua como um centro de capacitação e disseminação do conhecimento. O objetivo é promover a formação e o aperfeiçoamento de advogados e servidores por meio de cursos, seminários, palestras, congressos e quaisquer outras atividades que permitam a capacitação para a atuação na advocacia pública. As atividades da escola são desenvolvidas na unidade central em Brasília e nas representações estaduais.


A EAGU foi criada pela transformação do Centro de Estudos Victor Nunes Leal (CEAGU), oficializada pelo Ato Regimental nº 2, de 15 de agosto de 2005, e é ligada ao gabinete do advogado - geral da União.