AGU faz homenagem ao ministro Moreira Alves na tribuna do STF

Publicado em: 10/04/03

O advogado-geral da União, ministro Álvaro Augusto Ribeiro Costa, ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF) para homenagear o ministro Moreira Alves, que participou hoje (10/04) da última sessão daquela Corte. No próximo dia 19, o ministro do STF completa 70 anos de idade e se aposenta compulsoriamente.

"Não poderia deixar de registrar como advogado-geral da União a mais profunda homenagem e reconhecimento a V.Excia. que nos deixa exemplo de retidão, coerência e lucidez", disse. E concluiu: "O ilustre ministro me deu as maiores lições de impessoalidade, coerência e de como destruir e identificar os sofismas".

O presidente do STF, ministro Marco Aurélio disse sentir a aposentadoria de Moreira Alves como duplo castigo. "Duplamente porque perdemos o colega dedicado, proficiente, que atuou até aqui, nesta Corte, durante 27 anos, nove meses e 20 dias. Em segundo, porque, com sua saída, e também com a saída do ministro Ilmar Galvão, os egressos da Faculdade Nacional de Direito já não serão, como foram nesta Corte, maioria. Terei que sob esse ângulo, que digladiar no ofício judicante sozinho".

Moreira Alves também foi homenageado pelo ex-ministro do STF Aldir Passarinho.Emocionado, ele disse que durante a sessão de hoje lembrou que o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e o ministro Alvaro Augusto Ribeiro Costa começaram no Ministério Público Federal, há 32 anos, quando ele iniciava a carreira de procurador-geral da União. "Isso me trouxe recordações em que se as tem com mais intensidade no momento de afastar-se", disse o ministro Moreira Alves.

Foto