AGU, Desenvolvimento Regional e governadores discutem acordo para o São Francisco

Publicado em: 09/04/19

Foto: Renato Menezes/AscomAGU

O advogado-geral da União, André Mendonça, e o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, se reuniram nesta terça-feira (09/04) com os governadores de quatro estados do Nordeste para discutirem o início das tratativas de conciliação para viabilizar o início da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O encontro, ocorrido na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, dá início ao procedimento de conciliação entre a União e as unidades da federação quanto ao modelo de operação do projeto. A negociação será conduzida pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) da AGU.

Estiveram presentes os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, do Ceará, Camilo Santana, do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho, além de representantes da Consultoria-Geral da União (CGU/AGU).

O intuito das conversas é chegar a uma solução consensual, respeitando as demandas e interesses de todos os envolvidos, a fim de se construir um acordo sobre a cobertura dos custos envolvidos com a transferência e o formato de adução da água que será utilizada pelos 390 municípios dos quatro estados nordestinos.