Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários

Imprimir: Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários Compartilhamento: Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários Advogado-geral fala sobre valores do Estado democrático em aula para universitários
Publicado : 13/02/2020 - Atualizado às : 09:51:42

Imagem: Ascom/AGU
Imagem: Ascom/AGU

O advogado-geral da União, André Mendonça, participou na terça-feira (11/02) da Aula Magna do curso de direito do Centro Universitário de Anápolis (Unienvangélica), em Anápolis (GO). Na oportunidade, Mendonça apresentou o trabalho da Advocacia-Geral da União (AGU) e destacou os valores do estado democrático de direito.

Mendonça fez uma análise dos valores fundamentais reconhecidos pela Constituição Federal, como liberdade, igualdade, bem-estar, vida, paz e a justiça. “Se fizer uma análise das principais constituições desde a Revolução Americana e Francesa até os dias atuais, nos principais países, temos esses valores em todas elas expressos e implícitos nas constituições”, explicou. “Esses são coincidentemente os valores mais repetidos”, acrescentou.

O advogado-geral enfatizou, a importância da justiça. “Estejamos abertos continuamente para encontrar, amar e buscar esse ideal de justiça na nossa sociedade. Os valores são os mesmos há mais de 200 anos. Mas a busca por justiça é e continuará sendo a busca incessante da nossa sociedade”, afirmou. “Vocês [alunos e comunidade] são grandes atores na busca desse ideal”, acrescentou.

Educação

Para Mendonça, a educação e o ensino são importantes protagonistas no desenvolvimento social. “Um país só é transformado por seu povo. E um povo só tem a liberdade e a plenitude da capacidade de transformar a sua sociedade através do conhecimento”, avaliou o advogado-geral em conversa com os jornalistas antes da aula. “O maior investimento que nós podemos deixar para nós mesmos e para as nossas futuras gerações é o ensino e a educação”, acrescentou. Aqui [na universidade] estão as futuras gerações e elas precisam se preparar”.

Mendonça destacou a importância do conhecimento e das instituições de ensino. “O Brasil tem os melhores quadros. Se agregarmos a nossa mente, a nossa capacidade, com disciplina para o conhecimento, nós seremos capazes de em uma geração estarmos entre as nações com maior capacidade de transformação tecnológica, de inovação e de novos conhecimentos para a transformação da sociedade”, concluiu.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »