Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais

Imprimir: Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais Compartilhamento: Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais Escola da AGU realiza Curso de formação de Procuradores Federais
Publicado : 16/03/2009 - Alterado : 17/03/2009

novos procuradores federais
novos procuradores federais

Na manhã desta segunda-feira, na Confederação nacional dos Trabalhadores no Comércio- CNTC, realizou-se a cerimônia de abertura do Curso de Formação dos Procuradores Federais. Uma iniciativa da Procuradoria-Geral Federal (PGF), que contou com a organização da Escola da AGU.

Estiveram presentes na abertura do curso, o Ministro José Antônio Dias Toffoli, Advogado-Geral da União, o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, o Procurador-Geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria, o Procurador-Geral Federal, Marcelo de Siqueira Freitas, o Corregedor-Geral da AGU, Aldemário Araújo Castro, o Consultor-Geral da União Substituto, Dr. João Francisco Aguiar Drumond, a Ouvidora-Geral Substituta, Mariana Rodrigues Silva Melo e o Diretor da Escola da AGU, Mauro Luciano Hauschild.

O Diretor da Escola destacou a importância da realização do curso como forma de aperfeiçoar a atuação dos advogados públicos e apresentá-los à Instituição, além de "proporcionar maior integração entre os colegas que recentemente ingressaram na carreira".

O Dr. Marcelo de Siqueira, após dar boas-vindas aos novos advogados públicos, ressaltou a importância da PGF como garantidora da autonomia dos Procuradores Federais que atuam nas autarquias e fundações públicas, registrando a importância do curso como forma de garantir a exata compreensão do papel desempenhado pelo advogado público em exercício em uma das unidades da PGF e da AGU.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a palavra do Ministro Toffoli, que fez um breve histórico dos 16 anos da AGU, iniciada pela criação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional- PGFN, até os dias de hoje, com a recente incorporação da PGF. Além disso, salientou o papel estabelecido pelo texto Constitucional para a Advocacia Pública, como Instituição autônoma e independente dos demais poderes constituídos.

O Ministro ressaltou, ainda, a relevância da criação da PGF no ano de 2002, possibilitando a integração e sistematização dos serviços prestados pela AGU ao Estado brasileiro.

O curso de formação terá duração de uma semana e conta com a presença de cerca de 250 novos advogados públicos.

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

novos procuradores federais
Dr. João Francisco Aguiar Drumond e o Diretor da Escola da AGU, Mauro Hauschild
José Antônio Dias Toffoli ao lado do Procurador-Geral Federal e do Presidente do INSS
Abertura do Curso de Formação dos Procuradores Federais