STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol

Imprimir: STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol Compartilhamento: STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol STF garante homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol
Publicado : 16/12/2004 - Alterado : 31/01/2009
O ministro Carlos Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem à noite (15/12) a liminar que impedia a homologação da demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol, em Roraima, conforme decreto presidencial. O pedido de suspensão foi da Advocacia-Geral da União (AGU) na Reclamação 2.836, do Ministério Público Federal, em que o ministro admitiu a União como parte interessada.

Um dos argumentos da AGU foi de que Organização dos Estados Americanos (OEA) já impôs medidas cautelares ao governo brasileiro para dar seqüência à demarcação da área. Para isso, a União necessita homologar esta demarcação, o que havia sido suspenso pela liminar, concedida pela desembargadora Selene de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª. Região (DF).

Na reclamação, o MPF pedia apenas a suspensão dos recursos que tramitavam no processo judicial, na segunda instância. Porém, quando o ministro Carlos Brito acatou o pedido do MPF, a liminar já havia sido concedida pela desembargadora Selene de Almeida e, portanto, continuava em vigor.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »