Conheça a Escola

Imprimir: Conheça a Escola Compartilhamento: Conheça a Escola Conheça a Escola Conheça a Escola Conheça a Escola
Publicado : 19/01/2009 - Alterado : 18/11/2016

Ministro Victor Nunes Leal
Ministro Victor Nunes Leal

A Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal, órgão subordinado ao Advogado-Geral da União, constitui-se em um centro de captação e disseminação do conhecimento. Além de promover a atualização e o aperfeiçoamento dos membros das carreiras jurídicas, e de servidores a Escola também fomenta estudos para o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho para a advocacia pública.

MISSÃO: "Promover permanentemente desenvolvimento de pessoas, visando a excelência da AGU no exercício de suas atribuições constitucionais".

VISÃO: "Ser uma Escola de referência no desenvolvimento de pessoas".

VALORES: "Ética, Transparência, Eficiência, Comprometimento, Espírito de Equipe, Competência, Parcerias, Inovaçao, Modernização".

Endereço:
Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal
Ed. Sede II - Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 6 - Lote 800 - Térreo
70.610-460 - Brasília - DF

Fones: 2026-9968 2026-9971 2026-9970
Fax: 2026-9985

HISTÓRICO

CRIAÇÃO DA ESCOLA DA AGU

A Advocacia-Geral da União, órgão responsável pela representação judicial da União, atenta ao significativo aumento do número de membros das carreiras e de servidores, da dimensão nacional de atuação e das rápidas modificações no cenário jurídico, percebeu a necessidade de aprimoramento dos que nela atuam.

Assim, foi implantada, pela Portaria nº 1.294, de 23 de novembro de 2000, o Centro de Estudos Victor Nunes Leal, órgão voltado para a promoção, organização, coordenação de atividades, complementação dos conhecimentos jurídicos, e para contribuir na contínua formação dos profissionais de Direito, oferecendo cursos para capacitação e disseminação de conhecimentos voltados para o desempenho das atividades institucionais da Advocacia-Geral da União.

Oficialmente o Centro de Estudos Victor Nunes Leal foi inaugurado em 27 de novembro de 2000, em Brasília, pelo Ministro de Estado Gilmar Ferreira Mendes.

O Ato Regimental nº 2, de 15 de agosto de 2005, transformou o Centro de Estudos em Escola da Advocacia-Geral da União, refletindo verdadeira alteração na essência da Instituição. Desde então, se propõe a viabilizar e difundir suportes teóricos ao maior número possível de servidores, priorizando a realização de eventos, cujos temas refletem as demandas nos diversos seguimentos da Instituição, com suporte na premissa de que a educação deve transmitir de forma abrangente e eficaz cada vez mais saberes tornando-os evolutivos.

A alteração que transformou o Centro de Estudos em Escola da Advocacia-Geral da União não significou apenas alteração na nomenclatura Estrutural e organizacional, visto que o Centro de Estudos carregava o conceito de núcleo e ponto de convergência, enquanto a Escola pretende ser um universo amplo e disperso, livre e abrangente visando a excelência no desempenho das atividades institucionais.

Na gestão do Ministro de Estado José Antonio Dias Toffoli, a Escola da Advocacia-Geral da União amplia suas atividades, universalizando o atendimento às carreiras jurídicas e aos servidores, com a introdução de novas tecnologias que sirvam à gestão e difusão do conhecimento.

Em 13 de dezembro de 2010, o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou decreto por meio do qual a Escola da Advocacia-Geral da União passou a denominar-se Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal. (Decreto nº 7.392, art. 33, § único, publicado DOU de 14/12/2010)

Os diretores que fizeram parte da história do Centro de Estudos Victor Nunes Leal e posteriormente da Escola da Advocacia-Geral da União foram:

Dr. Antenor Pereira Madruga Filho, Advogado da União, doutor em Direito Internacional (USP), atua na Advocacia Geral da União desde 1996.

Dr. Oswaldo Othon de Pontes Saraiva Filho, Procurador da Fazenda Nacional, e hoje Consultor da União.

Drª Gilda Maria Freire Garcia, Procuradora da Fazenda Nacional dirigiu o Centro de Estudos Victor Nunes Leal no período de 2002 a 2005 e a Escola da AGU de 2005 a 2007.

Dr. Jefferson Carús Guedes, Advogado da União, mestre e doutor em direito processual civil, dirigiu a Escola da AGU no período de 2007 a 2008.

Dr. Mauro Luciano Hauschild, Procurador Federal, dirigiu a Escola da AGU no período de 2008 a 2009.

Dr. Jefferson Carús Guedes, Advogado da União, mestre e doutor em direito processual civil, dirigiu a Escola da AGU no período de 2009 a 2011.

Dra. Juliana Sahione Mayrink Neiva, Advogada da União. Mestranda em Direito e Ciência Jurídica pela Faculdade de Direito de Lisboa/Portugal, dirigiu a Escola da AGU no período de 2011 a 2016.


Atualmente, a Escola da Advocacia-Geral da União está sob a direção do Dr. Grégore Moreira de Moura, Procurador Federal.


 

 

Imagens Relacionadas

Ministro Victor Nunes Leal
Antenor Pereira Madruga Filho
Oswaldo Othon de Pontes Saraiva Filho
Gilda Maria Freire Garcia
Jefferson Carús Guedes
Mauro Luciano Hauschild
Juliana Sahione Mayrink Neiva