AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG)

Imprimir: AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG) Compartilhamento: AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG) AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG) AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG) AGU e Vale celebram acordo para testar qualidade da água na região de Brumadinho (MG)
Publicado : 15/02/2019 - Alterado : 22/02/2019

Foto: Ascom/AGU
Foto: Ascom/AGU

A Advocacia-Geral da União e a Vale chegaram nesta sexta-feira (15/02) a um acordo preliminar para que a mineradora contrate laboratório e pague pelos exames de qualidade de água na região de Brumadinho (MG), onde barragem da empresa rompeu no dia 25/01.

O acordo foi celebrado no âmbito de ação movida pela AGU para obrigar a Vale a custear os testes. Após audiência na Justiça Federal de Minas Gerais que contou com a participação de representantes da Advocacia-Geral, da mineradora e do Ministério da Saúde, a empresa se comprometeu a contratar um laboratório que preencha os requisitos estabelecidos pelo ministério, que por sua vez será responsável por recolher amostras de até cem pontos de coleta em poços artesianos nas proximidades do Rio Paraopeba, o mais atingido pela lama que vazou da barragem. A análise deverá medir a presença de metais nocivos à saúde humana, como mercúrio, chumbo e arsênio.

Uma nova audiência para as partes avaliarem o cumprimento dos compromissos foi marcada para o dia 28/02. A tramitação da ação ajuizada pela AGU ficará suspensa até a data.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »