Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES)

Imprimir: Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES) Compartilhamento: Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES) Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES) Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES) Acordo celebrado pela AGU assegura concessão do aeroporto de Vitória (ES)
Publicado : 29/01/2019 - Alterado : 05/02/2019

Foto: observatoriodoturismo.es.gov.br
Foto: observatoriodoturismo.es.gov.br

Acordo celebrado pela Advocacia-Geral da União (AGU) entre União, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Estado do Espírito Santo assegurou que a concessão do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, no município de Vitória (ES), possa ser levada adiante sem empecilhos judiciais. A conciliação foi homologada nesta terça-feira (29/01) pela 3ª Vara Federal Cível de Vitória (ES).

O governo estadual havia acionado a Justiça para questionar a decisão de leiloar o terminal em um bloco, junto com o Aeroporto de Macaé (RJ). Mas a AGU, com a ajuda do Ministério da Infraestrutura, conseguiu convencer o estado a abrir mão da ação.

Para dirimir receios do governo estadual de que a infraestrutura aeroportuária local poderia ser prejudicada pela operação, a União e a Anac assumiram o compromisso de adotar as medidas cabíveis, dentro de suas respectivas competências, para promover a internacionalização do Aeroporto de Vitória. Além disso, o Ministério da Infraestrutura reafirmou os planos do governo federal para investir em aeroportos regionais do estado, como o de Linhares e Cachoeiro do Itapemirim.

O leilão dos aeroportos de Vitória e Macaé, além de outros dez espalhados pelo país, está previsto para ser realizado no dia 15/03. A previsão é de a concessão viabilize investimentos de quase R$ 600 milhões apenas nos dois terminais.

“O acordo é de fundamental importância para a aviação nacional, porque fornece segurança para a modelagem do programa de concessões do governo federal, além de sinalizar para a internacionalização das operações do aeroporto de Vitória e a viabilização do aeroporto regional de Linhares, no norte do Estado”, explica o procurador-chefe da União no Espírito Santo, Armando Miranda Filho.

Ref.: Processo nº 5018532-44.2018.4.02.5001 - 3ª Vara Federal Cível de Vitória.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »