AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional

Imprimir: AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional Compartilhamento: AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional AGU assegura restituição de obras furtadas ao acervo da Biblioteca Nacional
Publicado : 06/07/2018 - Atualizado às : 11:09:24

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) por meio da Procuradoria Federal junto à Fundação Biblioteca Nacional (PFFBN) auxiliou na negociação com o Instituto Itaú Cultural para a restituição de 8 obras iconográficas de grande valor cultural, furtadas do acervo da Biblioteca entre 2004 e 2005. Trata-se de gravuras do pintor alemão Emil Bauch, pertencentes ao álbum “Souveir de Pernambuco” e que foram localizadas recentemente na galeria do Itaú em São Paulo.

Após análise realizada por técnicos da Biblioteca Nacional, foi constatada a autenticidade e titularidade da FBN. “Com a confirmação de que se tratam das mesmas gravuras, foi assinado um termo de restituição para formalizar a devolução definitiva dessas obras de arte ao patrimônio público”, afirmou Marcus Vinícius de Albuquerque Portella, procurador-chefe da PFFBN.

A Procuradoria atuou no caso através da assessoria à Presidência da FBN, com o comparecimento às reuniões e na elaboração dos documentos que formalizaram os ajustes que culminaram na custódia das 8 obras que foram periciadas. Além disso, a PFFBN e o corpo jurídico do Itaú Cultural foram responsáveis pelo documento que cria as bases para a investigação quanto aos indícios de que outras obras, igualmente furtadas da fundação pública, poderiam estar em poder da entidade cultural privada.

 

Texto: Natália Marques


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »