EAGU realiza projeto "AGU nas Universidades"

Imprimir: EAGU realiza projeto Compartilhamento: EAGU realiza projeto EAGU realiza projeto EAGU realiza projeto EAGU realiza projeto
Publicado : 26/06/2018 - Alterado : 05/07/2018

A Escola da Advocacia-Geral da União em Goiás (EAGU) realizou mais uma edição do projeto “AGU nas universidades”. O evento ocorreu na última quarta-feira (20) com palestra ministrada pelo Procurador-Chefe da União em Goiás, François da Silva.  O evento teve como convidados alunos e professores do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Projeto “AGU nas Universidades” foi instituído pela Portaria nº 94/2015 e propõe a assinatura de acordos de cooperação técnica que permitiam demonstrar como advogados públicos atuam na defesa do Estado.  O objetivo principal do “AGU nas universidades” é promover a aproximação entre a Advocacia-Geral da União e a sociedade, mediante a divulgação de conteúdo institucional informativo junto à comunidade acadêmica local.

De acordo com a representante da EAGU, a procuradora federal Regina Moura, “é preciso levar à sociedade a compreensão do papel da AGU, esclarecendo que a sua atuação vai muito além da defesa do Poder Executivo”.

A representante da Escola da AGU fez a abertura do evento com um breve relato de sua trajetória profissional e experiência jurídica. A procuradora federal aproveitou a ocasião, também, para informar quais as unidades que compõem a AGU em Goiás.

Panorama histórico da Advocacia-Geral da União

O Procurador-Chefe da União no Estado de Goiás, François da Silva, ministrou palestra titulada “Advocacia-Geral da União – Função Essencial à Justiça”. Ele iniciou com um breve panorama histórico da advocacia pública, antes e após a Constituição Federal de 1988, e deu ênfase à sua criação, como Função Essencial à Justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia (privada) e das Procuradorias dos Estados.

Durante a exposição, foram abordadas as carreiras que compõem a AGU, nominando-as e as distinguindo a partir das características e missão institucional de cada uma delas no âmbito da estrutura funcional da AGU. Destacou-se a importância da defesa dos interesses da Administração Direta e da Indireta, seja na atuação contenciosa, seja na consultiva. Por fim, foram apresentadas as respectivas matérias de atuação cotidiana da Advocacia-Geral da União.

Oportunidade de experiência

Para a professora da UFG, Carolina Chaves Soares, o projeto “AGU nas universidades” permite que os estudantes tenham a oportunidade de aproximar o conhecimento teórico do mundo prático. Segundo ela, “alguns estudantes acabam decidindo que caminho profissional percorrer, ainda na faculdade, após terem contato com os profissionais de determinada área jurídica”.

O aluno Cristiano Silva Rabelo, do quinto período, do curso de direito, achou a palestra eficaz no sentido de apresentar as carreiras jurídicas que compõem a Advocacia-Geral da União. O estudante acredita que a explanação do Procurador-chefe irá auxiliá-lo na definição de escolhas profissionais futuras.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »