Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema "Ombudsman Bancário"

Imprimir: Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema Compartilhamento: Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema Procurador do BC lançará em Brasília livro sobre o tema
Publicado : 07/06/2018 - Alterado : 12/06/2018

No dia 13 de junho de 2018, das 19h às 21h30, será lançado, em Brasília, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, o livro "O Ombudsman Bancário – Uma Solução Extrajudicial de Conflitos", de autoria do Procurador do Banco Central do Brasil César Cardoso.  

A obra identifica que o alto custo do crédito no Brasil possui como causa relevante, embora não a única, a impressionante taxa de litígios submetidos à tutela do Poder Judiciário, envolvendo instituições do Sistema Financeiro Nacional e os consumidores dos seus produtos e serviços. Estas lides têm solução demorada e imprevisível, o que apena essencialmente o titular do bom direito e favorece o oportunista.

A partir desse diagnóstico, o autor faz um estudo que aborda Economia, Regulação e de Direito comparado e busca construir uma solução regulatória que, com as devidas adequações à realidade brasileira, incentive os litigantes a buscarem uma alternativa extrajudicial para a resolução célere e eficiente dessa espécie de conflitos. A opção sugerida é a do Ombudsman bancário setorial, que pode ser motivo de alívio para instituições financeiras, consumidores e, porque não, juízes.

Lançamento 

O livro "O Ombudsman Bancário – Uma Solução Extrajudicial de Conflitos" será lançado pela editora Almedina. O evento ocorre no dia 13 de junho, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília.  

O autor é Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-Graduado em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, de Brasília, Mestre em Direito e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, ex-consultor Jurídico da Fundação Centrus e ex-assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, ocupa a função de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral, tendo ingressado na Procuradoria-Geral do Banco Central em 1994.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »