Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina

Imprimir: Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina Compartilhamento: Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina Projeto Memóri@tiva é realizado pela Escola da AGU de Santa Catarina
Publicado : 14/05/2018 - Alterado : 18/05/2018

A Escola da AGU de Santa Catarina está promovendo, de 08 de maio a 16 de outubro de 2018, o Projeto Memóri@tiva – Inclusão Digital para a Terceira Idade. São duas turmas de alunos, uma no módulo iniciante e outra no intermediário, que se reúnem todas as terças-feiras para participar das aulas, que são realizadas no Laboratório de Informática do DATASUS.

O Projeto Memóri@tiva é desenvolvido pela Psicóloga Lenemar Nascimento Pedroso, que possui mestrado e especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Formação Profissional em Mindfulness e Promoção da Saúde pela UNIFESP, é especializada em Psicologia Corporal e em Neuropsicologia. Lenemar atua há nove anos em estimulação e reabilitação cognitiva, com foco na memória para adultos e idosos, utilizando ferramentas como a informática e Mindfulness.

As técnicas de Inclusão Digital para a Terceira Idade diminuem o déficit cognitivo e a perda de memória, evitando o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Segundo Lenemar Pedroso: “A Inclusão Digital ocorre quando o aprendizado de um conjunto de instrumentos digitais viabiliza o acesso à saúde, lazer, serviços, vida social e trabalho. A importância da Inclusão Digital para idosos se justifica por pesquisas atuais que sugerem o engajamento social, estímulo intelectual e atividade física como essenciais para manter a capacidade cognitiva e impedir seu declínio.”

O Projeto Memóri@tiva – Inclusão Digital para a Terceira Idade é uma parceria entre a Escola da AGU de Santa Catarina, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC e a GEAP Saúde e tem como objetivo atender aos servidores da terceira idade e aposentados da AGU e órgãos parceiros. O Memóri@tiva está inserido dentro do Projeto de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, desenvolvido pela Escola da AGU de Santa Catarina


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »