Órgãos em MG se encontram para discussão sobre "Mulher, negra, moradora de periferia"

Imprimir: Órgãos em MG se encontram para discussão sobre Compartilhamento: Órgãos em MG se encontram para discussão sobre Órgãos em MG se encontram para discussão sobre Órgãos em MG se encontram para discussão sobre Órgãos em MG se encontram para discussão sobre
Publicado : 27/04/2018 - Alterado : 28/04/2018

No dia 19 de abril, a Escola da AGU, em Belo Horizonte, e a Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade – SUPEC, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do estado de Minas Gerais, promoveram o Encontro de Formação do Programa Mediação de Conflitos, para discutir a temática da “Mulher, negra, moradora de periferia”.

O Encontro de Formação contou com a participação da Vereadora Áurea Carolina de Freitas que em seu mandato tem provocado discussões sobre a participação e o protagonismo da mulher negra em diversos espaços da sociedade; a referência comunitária do bairro Vila Cemig e Promotora Popular,  Simone Maria da Penha, atendida pelo programa, que relata os desafios por ela vivenciado em sua trajetória, bem como a importância de seu vínculo com o programa para o rompimento da situação de violência que ela vivenciava e como o programa auxiliou para que hoje ela seja reconhecida como referência comunitária; e a analista Paula Carolina S. dos Santos que apresentou um pouco de sua experiência como analista e também suas vivências em outros espaços.

Foi possível estabelecer um espaço de troca entre as palestrantes e os analistas, e pensar em possibilidades de construção para as ações que são apresentadas em cada território em que o programa está presente, bem como fomentar junto às equipes novos repertórios para que eles sejam facilitadores do processo de fortalecimento e empoderamento das mulheres na sociedade.

Programa Mediação de Conflitos

A Política de Prevenção Social à Criminalidade é desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais no âmbito da segurança pública coordenada pela Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade (SUPEC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). O Programa Mediação de Conflitos desde o ano de 2005 é um dos quatro programas que fazem parte da Política de Prevenção Social à Criminalidade, instalado em 33 Centros de Prevenção à Criminalidade do Estado de Minas Gerais que atuam em mais de 200 territórios com alto índice de vulnerabilidade social, baixo acesso a direitos e altos índices de violência.

O programa atua a partir de práticas de atendimentos individuais e coletivos, ações de organização comunitária e projetos diversos,  construindo com os atendidos formas de resolução pacífica de conflitos frente às diversas violências e violações vivenciadas. A equipe do programa incentiva o diálogo, potencializa o capital social, viabiliza o acesso a direitos e contribui para o fortalecimento e a mobilização comunitária.
 

Saiba mais: http://www.seguranca.mg.gov.br/
 

Divulgação: EAGU/MG


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »