Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública

Imprimir: Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública Compartilhamento: Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública Grace Mendonça defende troca de experiências para fortalecer advocacia pública
Publicado : 11/04/2018 - Alterado : 12/04/2018

Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU
Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, defendeu nesta quarta-feira (11/04) a ampliação da troca de informações e experiências entre advogados públicos de todo o país como forma de fortalecer e aprimorar a advocacia pública.

As declarações foram dadas na sede da AGU, em Brasília, na 1ª Reunião do Fórum Nacional da Advocacia Pública (Fonap). No encontro, que reuniu procuradores de 16 estados, Grace apresentou iniciativas e ações realizadas durante sua gestão para aprimorar o trabalho do advogado público.

Entre elas, a advogada-geral ressaltou a fundação da Associação Latino-Americana de Advocacias e Procuradorias de Estado (Alap), com a participação de 10 países, durante seminário internacional que comemorou os 25 anos de criação da AGU. 

“São esses momentos que temos a oportunidade de compartilhar pontos e agendas comuns e enriquecermos a advocacia pública nas respectivas unidades da federação”, afirmou a ministra.

Para o presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conap), Francisco Chagas Júnior, a AGU tem realizado um “belíssimo trabalho de fortalecimento” da advocacia pública.

“Vivemos dias difíceis, turbulentos, que reforçam a importância de nossa aproximação. Demandas de interesse comum impõem uma atuação conjunta para trazer segurança jurídica. Estamos aqui para fazer diferença”, disse.

Eleição

Grace Mendonça sugeriu o nome do procurador do Mato Grosso do Sul, Ulisses Schwarz Viana, para assumir o cargo de secretário-geral do Fonap – indicação que foi referendada por unanimidade pelos demais procuradores.

A AGU também demonstrou aos procuradores o sistema Sapiens, gerenciador eletrônico de documentos de apoio à produção de conteúdo jurídico e de controle administrativo adotado pela AGU e integrado com o Poder Judiciário.

Membros da Advocacia-Geral apresentaram, ainda, o trabalho desenvolvido pelos advogados e procuradores federais junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), bem como a atuação de equipes remotas nos casos de improbidade administrativa, de ações regressivas e de licitações e contratos.

“Nossa linha de trabalho tem sido de fortalecimento da advocacia pública no Brasil e no contexto internacional. Temos muito a apreender com o compartilhamento de nossas experiências”, concluiu a advogada-geral.

Marco Antinossi


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU
Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU