Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão

Imprimir: Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão Compartilhamento: Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão Escola da AGU de Santa Catarina sedia Café com Gestão
Publicado : 10/04/2018 - Alterado : 09/05/2018

Na manhã do dia 09 de abril a Escola da AGU de Santa Catarina sediou o encontro do Fórum de Gestores dos Órgãos Públicos Federais. O Fórum de Gestores, como é chamada a reunião do Fórum, teve como objetivo debater o trabalho remoto e contou com a participação de dezesseis membros de órgãos federais.

Representantes da Advocacia-Geral da União fizeram uma apresentação sobre o funcionamento do trabalho remoto na AGU, que teve início quando a Justiça Federal passou a adotar o processo eletrônico. Foram abordadas inúmeras vantagens obtidas com a adoção do trabalho remoto como, a redução de despesas com o ambiente físico, a desterritorialização do trabalho, onde é possível utilizar um profissional da AGU de qualquer parte do país para trabalhar em um processo. O trabalho remoto também possibilitou uma melhor mensuração
da produtividade dos funcionários e a distribuição mais adequada do serviço entre o corpo funcional.

O tema suscitou um intenso debate com relação a itens como a garantia da segurança da informação, a distribuição igualitária dos processos, visto que há diferentes graus de complexidades nas tarefas, as questões legais e logísticas que envolvem esta modalidade de trabalho, bem como a possibilidade do servidor, perder com o passar do tempo, o sentimento de pertencimento ao órgão.

Devido ao tema ter despertado grande interesse nos participantes, ficou acordado ao final da reunião, que o próximo encontro do Fórum dos Gestores dos Órgãos Públicos Federais dará sequência aos debates sobre o assunto, com a apresentação da experiência de outros órgãos públicos, como a Receita Federal e o INPI que também implantaram o trabalho remoto.

 

Divulgação - EAGU/SC


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »