Dezembro Vermelho

Imprimir: Dezembro Vermelho Compartilhamento: Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho
Publicado : 26/12/2017 - Atualizado às : 14:46:40

     No dia 1º de dezembro de 1987, na  Assembleia Mundial da Saúde, foi  instituído o dia mundial do combate ao HIV/Aids. Neste ano,  a Lei n° 13.504/17 institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho) a qual a AGU adere.

     A campanha tem foco na prevenção, na assistência, na proteção e na promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Serão realizadas, ao longo do mês de dezembro, atividades e mobilizações tais como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, veiculação de campanhas de mídia, palestras e atividades educativas e promoção de eventos. A instituição da campanha já havia sido aprovada em agosto pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

     De acordo com o relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) mais recente  sobre a AIDS, o número de infectados pela doença no mundo sofreu uma contração de 11%. O Brasil, no entanto, apresentou um aumentou de 3% de infectados entre 2010 e o ano passado.

A transmissão do vírus HIV pode ocorrer por meio de: relação sexual sem preservativo com indivíduo infectado, de mãe para filho através do parto ou da amamentação, contato direto com sangue infectado ou uso da mesma agulha ou seringa utilizado por um indivíduo infectado.

     Apesar dos muitos avanços da medicina no desenvolvimento de tratamentos, a AIDS ainda é uma doença incurável e que faz vítimas por todo o mundo.  A conscientização é a melhor forma de prevenir novas infecções.

 

 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »