O Processo Civil Contemporâneo

Imprimir: O Processo Civil Contemporâneo Compartilhamento: O Processo Civil Contemporâneo O Processo Civil Contemporâneo O Processo Civil Contemporâneo O Processo Civil Contemporâneo
Publicado : 14/11/2017 - Alterado : 16/11/2017

Nesta segunda-feira (13.11.2017) foi realizada a abertura do Curso "O Processo Civil Contemporâneo - Estudos comprados Itália Brasil", em Roma, no qual participam membros da Advocacia-Geral da União, magistrados e advogados privados.
 
A abertura ocorreu na "Corte di Cassazione", que é a mais alta instância do sistema judiciário italiano, com a participação do Prof. Dr. Bruno Sassani, do Prof. Dr. Sergio Chiarloni, da Procuradora da Fazenda Dra. Rita Maria Costa Dias Nolasco, representante da Escola da AGU, do Dr.  Jefferson Carús Guedes, e do Prof. Dr. Paulo Henrique dos Santos Lucon, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.


O professores italianos, Dr. Bruno Sassani e o Dr. Sergio Chiarloni, respectivamente, da Universidade de Tur Vergata e de Torino, em suas palavras durante a abertura do evento, lamentaram as duas grandes perdas para o processo neste ano: Profa. Dra. Ada Pellegrini Grinover e do Prof. Dr. José Carlos Barbosa Moreira.


A representante da Escola da AGU, Dra. Rita Maria Costa Dias Nolasco, que proferiu suas palavras em italiano, ressaltou "a importância de ações de capacitação como essa que propiciam oportunidade extraordinária de estudo do direito comparado, especialmente com a escola italiana que trouxe alta e expressiva contribuição para o progresso do direito processual civil".
 
Na sequência foi proferida a palestra intitulada "O Processo Civil no Brasil e na Itália em confronto", pelo Prof. Dr. Bruno Sassani, na qual destacou a previsão da necessidade de motivação na decisão, conforme o Código de Processo Civil, alertando que na Itália a motivação é uma garantia, porém, no presente momento, essa motivação é breve com o fito de acelerar o processo.
 
Por fim, palestrou o Prof. Dr. Sergio Chiarloni sobre "Alguns paradoxos da Justiça Civil", explicando sobre a estrutura e a evolução do Código de Processo Civil Italiano.
 
O evento ocorrerá até a próxima sexta-feira (17.11.2017) e contará com palestra ministrada pela Advogada-Geral da União, Dr. Grace Maria Fernandes Mendonça, além de grandes doutrinadores do cenário brasileiro e italiano.

 

 

 

Por Adriana Brandão Wey, Fernanda dos Santos Ricciarelli, Marcella Barbosa de Castro, Roberta Terezinha Uvo Bodnar e Priscila Leal Seifert Viana.

 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »