Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU

Imprimir: Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU Compartilhamento: Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU Professor da UnB colabora na elaboração da Taxonomia da AGU
Publicado : 31/08/2017 - Atualizado às : 12:01:20

Data da publicação: 21/08/2017

A Advocacia-Geral da União (AGU) ofereceu a 25 representantes das unidades da instituição curso e oficina de elaboração da taxonomia da AGU. A capacitação foi ministrada pelo professor adjunto da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) Rogério Henrique de Araújo. O evento ocorreu entre os dias 07 e 11 de agosto na Escola da AGU.

A taxonomia é um instrumento de classificação que auxiliará na recuperação de informações de documentos juntados no Sapiens. Dessa forma, o curso e a oficina tiveram como objetivos apresentar a taxonomia como parte de um sistema de busca da informação, bem como dar início ao planejamento de elaboração da taxonomia da Advocacia-Geral como parte de um portfólio de produtos e serviços de informação da AGU.

“A instituição da taxonomia na Advocacia-Geral significará um importante avanço para as atividades finalísticas, especialmente para os trabalhos desenvolvidos pela Consultoria-Geral da União (CGU), dando amplas possibilidades para os projetos tendentes à uniformização de entendimentos”, destacou a diretora do Departamento de Informações Estratégicas da CGU, Sávia Maria Rodrigues.

Para o coordenador-Geral de Gestão Estratégica, Francisco Alexandre Colares, representante da Procuradoria-Geral da União (PGU) no evento, “a criação da taxonomia é um passo importante para iniciarmos a gestão do conhecimento produzido diariamente pelos membros da instituição”.

O curso e a oficina fazem parte de uma etapa do Projeto Estratégico “Elaboração do Módulo de Gestão do Conhecimento do SAPIENS”, priorizado para 2017 pelo Comitê Estratégico da Advocacia-Geral no âmbito do Planejamento Estratégico da AGU 2016-2019.

A capacitação contou com a participação de 25 representantes da Secretaria-Geral de Consultoria (SGCS), da Consultoria-Geral da União (CGU), da Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU), da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), da Procuradoria-Geral da União (PGU), da Procuradoria-Geral Federal (PGF), da Secretaria-Geral de Administração (SGA), da Escola da AGU (EAGU), do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

Assessoria de Comunicação