Escola da AGU em Santa Catarina realizou o "Café com a Escola"

Imprimir: Escola da AGU em Santa Catarina realizou o Compartilhamento: Escola da AGU em Santa Catarina realizou o Escola da AGU em Santa Catarina realizou o Escola da AGU em Santa Catarina realizou o Escola da AGU em Santa Catarina realizou o
Publicado : 21/08/2017 - Alterado : 23/08/2017

No dia 17 de agosto a Escola da AGU em Santa Catarina realizou o evento Café com a Escola. Neste evento, a Procuradora Federal, Geralda Magella de Faria Rossetto ministrou a palestra: “Direito e Fraternidade: bases originárias, concepções e fundamentos”.

Geralda Magella é mestra em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutoranda em Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de possuir três cursos de especialização: um em Capacitação Profissional em Processo Civil, outro em Fundamentos da Educação, com habilitação para o Magistério Superior e outro em Cuidar do Ser-Terapeuta com Abordagem Holística. A palestrante também é Procuradora Federal da AGU, em exercício na UFSC, atuando também como pesquisadora da Universidade no Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade e do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente NEJUSCA.

A temática da palestra apresentada vem sendo estudada há algum tempo pela pesquisadora, que escreveu - “A (re)afirmação dos Direitos Humanos na contemporaneidade: Uma análise na perspectiva do Direito Fraterno” - como dissertação de mestrado.

A fraternidade encontra-se associada à Arte, à Ciência, à Filosofia, e às Tradições. O estudo pertinente à política e ao direito tem adquirido fôlego. Historicamente a fraternidade tem sua base ligada a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, a seu modo, ambas, foram influenciadas pelo pensamento revolucionário francês, o qual tinha por lema: “Liberté, Égalité, Fraternité (liberdade, igualdade e fraternidade). A ideia de fraternidade estabelece que os seres humanos são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania, e quando associada ao direito, busca criar as bases para uma sociedade pacífica.

Segundo Geralda Magela os Direitos Humanos e a Fraternidade estão intimamente ligados: “os Direitos Humanos têm como fundamento garantir a dignidade humana e a fraternidade tem como base o princípio de que a humanidade não quer mais sofrimento no mundo”.

A Palestra Direito e Fraternidade contou com apoio da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais – ANPPREV, a qual esteve representada pela Procuradora Federal Eni Terezinha Aragão Duarte.

Prestigiaram ainda o evento o Procurador Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina, Juliano Scherner Rossi, advogados públicos federais, professores, estudiosos do tema e servidores de órgãos parceiros.

O Café com a Escola é um evento que tem como objetivo trazer palestrantes que abordem temas da atualidade, para serem apresentados e debatidos com os membros das carreiras jurídicas e servidores da AGU, bem como órgãos parceiros.

O evento Café com a Escola também está inserido na campanha Escola Solidária, que arrecada donativos dos participantes dos cursos e palestras, para repassar às entidades assistenciais da Grande Florianópolis.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »