PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa

Imprimir: PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa Compartilhamento: PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa PGF realiza rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa
Publicado : 19/06/2017 - Alterado : 23/06/2017

PSF Santa Maria RS
PSF Santa Maria RS

A Procuradoria-Geral Federal (PGF) realizou, entre os dias 05 e 09 de junho de 2017, a primeira rodada de visitações do projeto de Gerenciamento de Contencioso de Massa (GCM) às Unidades de Execução no Estado do Rio Grande do Sul.

As visitas ocorreram nas Procuradorias Seccionais Federais de Uruguaiana/RS, Santa Maria/RS e Santo Ângelo/RS.

A iniciativa decorre do planejamento traçado na Reunião Técnica sobre SAPIENS e Gerenciamento de Contencioso de Massa realizada em Brasília no mês de maio de 2017 e visa a estimular a adoção, pelas unidades, das boas práticas de gerenciamento processual em favor das Autarquias e Fundações públicas federais.

Regulamentado pela Portaria PGF 688, de 28/09/2016, o GCM foi incluído no Plano de Ação da PGF em 2017. Trata-se de nova metodologia de gestão processual, que visa à organização do trabalho, à obtenção de informações e à atuação estratégica voltada para o atendimento do princípio da eficiência da Administração Pública.

De acordo com o Procurador Federal Rafael Camparra Pinheiro, Responsável pela PSF-Caxias do Sul/RS e Multiplicador do projeto no Estado do Rio Grande do Sul, “o GCM – pautado que está na otimização do tempo – tem por objetivo viabilizar uma atuação jurídico-processual ao mesmo tempo ágil e eficiente, viabilizando, na maior medida possível, a realização das políticas públicas pelas entidades integrantes da Administração indireta”.

No primeiro ciclo de divulgação institucional setorizado do modelo gerencial, os esforços se voltaram ao mapeamento das unidades visitadas e à exteriorização das práticas de gestão aos Procuradores Federais e respectivas equipes de apoio.

Responsável Substituto pela PSF-Uruguaiana/RS (primeira unidade do País a ser visitada), o Procurador Federal Edimar Ferreira Bezerra valorizou a prática e destacou a viabilidade de aplicação do GCM em todas as unidades da PGF:

Segundo se pode observar aqui na unidade, o sentimento é que o GCM veio para racionalizar e estabelecer procedimentos organizacionais, antes inexistentes em muitas Procuradorias. E, nesse aspecto, a visita do Multiplicador, além de demonstrar a natureza do projeto, trouxe ânimo extra às equipes locais, permitindo uma troca de experiência entre as unidades e demonstrando que as boas práticas de gerenciamento podem ser aplicadas mesmo em unidades menores”.

A Procuradora Federal Giovana Bortoluzzi Fleig, Responsável pela PSF-Santa Maria/RS, apontou o caráter inovador do projeto e o impulsionamento de novas práticas locais:

A visita foi relevante para melhor esclarecer o funcionamento do gerenciamento do contencioso de massa, além de confirmar a necessidade de articulação de atores institucionais de todos os níveis para a sua implementação e êxito. O encontro também oportunizou troca de experiências entre unidades similares (PSFs) e motivação para a mudança, a partir da compreensão de que é preciso constante aperfeiçoamento na organização interna e nos fluxos de trabalho.

A seu turno, a Procuradora Federal Flávia Sudati Machado, Responsável Pela PSF-Santo Ângelo/RS, bem percebeu a mudança de paradigma no âmbito da Instituição ao elencar o GCM como importante ferramenta de otimização do trabalho técnico-jurídico:

É muito gratificante e motivador fazer parte de uma Instituição que, apesar de todas as adversidades, busca através do seu competente material humano a excelência, a superação das diferenças territoriais, e apresenta um projeto que pode vir a ser a maior estrutura de gerenciamento processual do País. A visita do Dr. Rafael Camparra Pinheiro proporcionou à nossa PSF uma injeção de ânimo, semeou uma futura colheita de novas práticas e a certeza de que inovar sempre pode ser a chave para o sucesso do trabalho”.

O Gerenciamento de Contencioso de Massa é obrigatório para os Núcleos de Matéria Previdenciária e de Cobrança e Recuperação de Créditos de todas as unidades da PGF no Brasil, afigurando-se facultativo para os Núcleos de Matéria Finalística e de Matéria Administrativa. Exatamente por isso, os órgãos de execução receberão visitas técnicas de Procuradores Federais Multiplicadores de boas práticas gerenciais.

 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

PSF Santa Maria RS
PSF-Uruguaiana/RS
PSF-Santa Maria/RS
PSF-Santo Ângelo/RS
PSF-Santo Ângelo/RS