Metodologia

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Publicado : 14/03/2017 - Atualizado às : 11:33:12

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A tendência mundial da moderna administração pública é a busca de resultados, o atendimento eficiente ao cidadão e o controle dos processos, com metas e desempenho.

É a substituição do modelo lento e ineficiente por ações descentralizadas e sistemas de gestão sintonizados com as mais modernas técnicas administrativas.

KAPLAN & NORTON (1997, 2004, 2006, 2008) descrevem o Balanced Scorecard - BSC como um modelo de gestão estratégica que explicita, comunica, alinha e monitora a estratégia organizacional, traduzindo a missão e a estratégia de uma organização em objetivos e medidas tangíveis e mensuráveis. A construção da estratégia, segundo os autores, ocorre a partir de quatro perspectivas comuns a qualquer empreendimento: i) financeira; ii) clientes; iii) processos internos; e iv) aprendizagem e crescimento. O modelo consiste na definição de objetivos estratégicos para cada perspectiva e na identificação de indicadores de desempenho, que sinalizam os caminhos para a consecução da Visão e da Missão a eles associados, numa relação de causalidade e alinhamento com a estratégia, promovendo uma visão sistêmica do desempenho organizacional.

O BSC foi concebido inicialmente para o setor privado. Sua aplicação abrangente encontrou receptividade na Administração Pública e terceiro setor. A flexibilidade do modelo possibilita sua adequação a diferentes contextos organizacionais.

Outra vantagem do BSC reside na possibilidade de alinhamento organizacional e equilíbrio entre as medidas de desempenho nos níveis estratégicos, táticos e operacionais da organização e o uso dos recursos disponíveis.

No âmbito da SGA, o BSC é utilizado como metodologia de referência para estruturar seu planejamento estratégico desde 2012, competindo à Coordenação-Geral de Desenvolvimento Organizacional e Riscos – CGDIR cumprir as atividades relativas ao planejamento estratégico institucional.

Para a elaboração deste plano forma cumpridas as seguintes etapas, a partir do primeiro semestre de 2016: análise do ambiente interno e externo, revisão dos fundamentos, elaboração dos objetivos estratégicos, alinhamento destes àqueles propostos pela estratégia da AGU e instituição de sistema de gestão estratégica, orientado por diretrizes de governança, pelo qual a instituição orienta sua estratégia.

Como resultado da execução das etapas acima foi publicada a Portaria SGA Nº 679, de 20 de dezembro de 2017 aprovando o Planejamento Estratégico da SGA, para o quadriênio 2016 a 2019 e instituindo o comitê de governança e gestão estratégica e elaboração do portfólio das iniciativas estratégicas e indicadores de desempenho propostos para o ciclo, cuja execução se dará na forma de planos anuais de trabalho.