Conhecendo a SGA

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Publicado : 01/03/2017 - Alterado : 03/07/2017

A SECRETARIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Órgão Específico Singular da Advocacia-Geral da União (AGU), administra, planeja, coordena, supervisiona e executa as atividades relacionadas aos sistemas de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), de Documentação e Arquivos (SINAR), de Serviços Gerais (SISG), de Planejamento e de Orçamento Federal, de Contabilidade Federal, de Administração Financeira Federal, de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG) e do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), por meio das suas Unidades Organizacionais, exercendo assim a função de órgão setorial dos sistemas estruturadores da Administração Pública Federal.

FINALIDADE E COMPETÊNCIA

Sempre buscando alcançar mais eficiência, eficácia e efetividade nas funções institucionais, a SGA vem a cada ano implementando ações e programas com a finalidade de fortalecer e aperfeiçoar a gestão e os controles administrativos e otimizar o serviço ofertado, contribuindo para melhoria do ambiente interno, desenvolver competências da força de trabalho, agregando os recursos existentes para assegurar processos de trabalho que promovam a integração das suas unidades organizacionais, a economicidade e o incremento da capacidade operacional.

Tem por competência exercer a função de órgão setorial dos sistemas federais de planejamento e de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de recursos humanos, de serviços gerais, de documentação e arquivos, e de modernização e inovação administrativa, no âmbito da AGU, planejando, coordenando e supervisionando sua execução.

Promove a articulação com os órgãos centrais dos sistemas federais referidos acima e informa e orienta as unidades da AGU quanto ao cumprimento das normas administrativas estabelecidas.

Elabora e consolida o Plano Plurianual, a Proposta Orçamentária Anual e a respectiva Programação Financeira, o Plano de Ação Anual da Secretaria-Geral de Administração e os demais planos e programas das atividades de sua área de competência e submete-os à decisão superior.

Atividades de execução orçamentária, financeira e contábil, gestão dos processos de sindicância ou administrativo disciplinar, até seu julgamento, no âmbito da SGA, além de orientar os órgãos e unidades descentralizadas da AGU e órgãos vinculados, também constam do rol de suas competências.

 

UNIDADES QUE COMPÕEM A SGA

Áreas/Subunidades: Secretaria-Geral de Administração
Titular: Maria Aparecida Araujo de Siqueira Cargo: Secretária-Geral de Administração

Competências: Promover a articulação com os órgãos centrais dos sistemas federais da administração pública, informar e orientar as unidades da Advocacia-Geral da União quanto ao cumprimento das normas administrativas estabelecidas.

Elaborar e consolidar o Plano Plurianual, a Proposta Orçamentária Anual e a respectiva Programação Financeira, o Plano de Ação Anual da Secretaria-Geral de Administração e os demais planos e programas das atividades de sua área de competência e submete-os à decisão superior.

Atividades de execução orçamentária, financeira e contábil, gestão dos processos de sindicância ou administrativo disciplinar até seu julgamento, no âmbito da Secretaria-Geral de Administração, além de supervisionar, coordenar e orientar os órgãos e unidades descentralizadas e atuar nas atividades de gestão de documentos e de arquivos e gestão da modernização administrativa e inovação institucional, no âmbito da AGU, também constam do rol de suas competências.

 

Áreas/Subunidades: Gabinete da SGA
Titular: Fábia Lopes Junqueira Cargo: Chefe de Gabinete
Competências: Assistir a Secretária-Geral de Administração no assessoramento técnico das atividades da SGA e no atendimento ao público interno e externo, em sua representação política, social e administrativa. Gerir e executar o processo de concessão de diárias e passagens no âmbito da Advocacia-Geral da União e coordenar as atividades desenvolvidas pelas Superintendências de Administração e pela Unidade de Atendimento em Minas Gerais para a instalação e manutenção das unidades, em todo o país, em conformidade com os objetivos institucionais e estratégicos da AGU, e instruir os processos de sindicância e administrativo disciplinar, instaurados no âmbito da SGA.

 

Áreas/Subunidades: Diretoria de Gestão de Pessoas
Titular: Isabella Maria de Lemos Cargo: Diretor de Gestão de Pessoas
Competências: Implementar as políticas de gestão de pessoas em parceria com as diversas unidades organizacionais, de forma sistêmica, estratégica e integrada, observadas as diretrizes do Sistema de Pessoal Civil – SIPEC e supervisionar, no âmbito da instituição, a execução das atividades setoriais relacionadas com o SIPEC, especialmente aquelas decorrentes da administração e pagamento de pessoal, dos procedimentos de recrutamento, seleção e avaliação, e da administração de benefícios e assistência à saúde. Gerir os programas de capacitação dos servidores técnico-administrativos da AGU e coordenar a execução das ações orientadas à promoção da qualidade de vida no trabalho, com vistas à valorização, à motivação e à satisfação dos membros e servidores, o aumento da produtividade e a qualidade do ambiente de trabalho, e implementar políticas e ações de desenvolvimento organizacional da SGA.

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
Titular: Luiz Cláudio de Almeida Garcia Cargo: Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas
Competências: Gerenciar as políticas de recursos humanos, compreendidas as de administração de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos e assistência médica e social, segundo diretrizes emanadas do órgão central do SIPEC, avaliar e propor os programas e ações de capacitação dos servidores técnico administrativos da AGU, implementar a política de bem-estar e satisfação dos servidores, subsidiar a Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças na elaboração da proposta orçamentária das ações relacionadas aos recursos humanos, organizar, manter atualizada e consolidar a legislação de recursos humanos e precedentes administrativos, com o objetivo de instruir processos e/ou recursos e analisar e emitir nota técnica em processos de pleitos administrativos relativos à área de pessoal.

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Desenvolvimento Organizacional
Titular: Naimar Cabeleira de Araújo Moretti Cargo: Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Organizacional
Competências: Coordenar as ações voltadas à melhoria da gestão e ao aperfeiçoamento de processos de trabalho e disponibilizar orientação técnica e normativa às unidades, no âmbito da SGA, na definição e implementação de planos, programas, projetos e atividades de racionalização administrativa, adequação e desenvolvimento institucional e fomentar ações de intercâmbio de informações para o fortalecimento da comunicação interna.

 

Áreas/Subunidades: Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças
Titular: Júnia Cristina França Santos Egídio Cargo: Diretora de Planejamento, Orçamento e Finanças
Competências: 

Assistir a Secretária-Geral de Administração no planejamento, coordenação, orientação, supervisão e execução das atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento, contabilidade e Administração financeira.

Coordenar e supervisionar as atividades relacionadas à elaboração, análise e encaminhamento das propostas orçamentárias anuais, bem como das reformulações que se fizerem necessárias no decorrer do exercício e coordenar e monitorar a implementação de sistemáticas de elaboração, acompanhamento, avaliação e revisão do plano plurianual, da proposta orçamentária e da programação orçamentária e financeira, propondo medidas para correção de distorções e aperfeiçoamento.

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Análise Contábil
Titular: Rodrigo Ferreira da Silva Cargo: Coordenador-Geral de Orçamento, Finanças e Análise Contábil
Competências: Gerenciar a execução das atividades relacionadas com os Sistemas Federais de Planejamento, Orçamento, Administração Financeira e Contabilidade, realizar e controlar a execução orçamentária e financeira das ações das unidades orçamentárias no âmbito da AGU, fomentar o desenvolvimento de instrumentos operacionais que possibilitem a melhoria da execução orçamentária e financeira e coordenar a elaboração, consolidação e divulgação de informações orçamentárias para o planejamento e tomada de decisões.

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Planejamento Setorial
Titular: Abelardo Scalco Isquierdo Cargo: Coordenador-Geral de Planejamento Setorial
Competências: Gerenciar as atividades de planejamento, consolidação, elaboração, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos planos, programas e ações setoriais relacionadas ao Plano Plurianual - PPA da AGU e fomentar o desenvolvimento de instrumentos operacionais que possibilitem a melhoria do acompanhamento do PPA.

 

Áreas/Subunidades: Departamento de Tecnologia da Informação
Titular: Robson Azevedo Rung Cargo: Diretor de Tecnologia da Informação
Competências: 

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica
Titular: Álvaro da Costa Rondon Neto Cargo: Coordenador-Geral de Infraestrutura Tecnológica
Competências: 

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Sistemas
Titular: Gustavo Andrade Bruzzeguez Cargo: Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Sistemas
Competências: 

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Gestão Documental e Informação
Titular: Maria Dalva Pimentel Mendes Fernandes Cargo: Coordenadora-Geral de Gestão Documental e Informação
Competências: Promover a gestão das atividades relativas à documentação e à informação no âmbito dos protocolos e arquivos da Advocacia-Geral da União, quanto à guarda, distribuição, organização, descarte e zelo. Presidir a subcomissão do Sistema de gestão de documentos de arquivo da administração pública federal (SIGA). Gerenciar contrato com os correios.

 

Áreas/Subunidades: Coordenação-Geral de Gestão Documental e Informação
Titular: Maria Dalva Pimentel Mendes Fernandes Cargo: Coordenadora-Geral de Gestão Documental e Informação
Competências: Promover a gestão das atividades relativas à documentação e à informação no âmbito dos protocolos e arquivos da Advocacia-Geral da União, quanto à guarda, distribuição, organização, descarte e zelo. Presidir a subcomissão do Sistema de gestão de documentos de arquivo da administração pública federal (SIGA). Gerenciar contrato com os correios.

 

Áreas/Subunidades: Titular: Cargo:
Superintendência de Administração no Distrito Federal Silvino Hipólito da Silva Neto Superintendente Regional no Distrito Federal
Superintendência de Administração no Rio de Janeiro Margarette Brites Barboza Superintendente Regional no Rio de Janeiro
Superintendência de Administração em São Paulo Paulo Cesar Vaz Guimarães Superintendente Regional em São Paulo
Superintendência de Administração no Rio Grande do Sul Everson Pinto da Silva Superintendente Regional no Rio Grande do Sul
Superintendência de Administração em Pernambuco Maria Lúcia Carvalho de Paula Superintendente Regional em Pernambuco
Competências: Planejar, coordenar, orientar e supervisionar a execução, no âmbito da instituição, das atividades setoriais relacionadas com os sistemas federais de serviços gerais, especialmente aquelas afetas às áreas de licitações, compras e contratos, material de consumo e permanente, obras e serviços de engenharia, transporte, almoxarifado e patrimônio, reprografia, administração predial e serviços gerais. Promovendo, assim, a logística e o apoio administrativo necessários ao funcionamento dos órgãos e unidades da AGU situadas em sua área de jurisdição, bem como nas hipóteses de adoção de estratégias regionalizadas ou centralizadas de gestão administrativa da instituição.

 

Áreas/Subunidades: Unidade de Administração em Minas Gerais
Titular: Rodrigo Jorg Pfeilsticker Cargo: Coordenador da Unidade de Atendimento em Minas Gerais
Competências: Planejar, coordenar, orientar e supervisionar a execução, no âmbito da instituição, das atividades setoriais relacionadas com os sistemas federais de serviços gerais, especialmente aquelas afetas às áreas de licitações, compras e contratos, material de consumo e permanente, obras e serviços de engenharia, transporte, almoxarifado e patrimônio, reprografia, administração predial e serviços gerais. Promovendo, assim, a logística e o apoio administrativo necessários ao funcionamento dos órgãos e unidades da AGU situadas em sua área de jurisdição, bem como nas hipóteses de adoção de estratégias regionalizadas ou centralizadas de gestão administrativa da instituição.