AGU implantará projeto de Eficiência Energética

Imprimir: AGU implantará projeto de Eficiência Energética Compartilhamento: AGU implantará projeto de Eficiência Energética AGU implantará projeto de Eficiência Energética AGU implantará projeto de Eficiência Energética AGU implantará projeto de Eficiência Energética
Publicado : 25/11/2016 - Alterado : 10/03/2017

           A AGU instalará em suas edificações placas fotovoltaicas para geração de energia renovável, solar. O projeto terá início no Edifício Sede II em Brasília. A SGA  está    desenvolvendo o projeto que participará da chamada pública da CEB, cujo objetivo é a seleção de projetoos para integrar seu Programa de Eficiência Energética, disponibilizando recursos para implementação.

  No painel solar há receptores fotovoltaicos os quais reagem com a luz solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos e produzem energia elétrica. Um sistema   fotovoltaico de 1 kW de potência poupa, dependendo da forma de produção de energia, a combustão de aproximadamente 77 kg de carvão e evita a emissão à atmosfera de 136 kg de dióxido de carbono.

 

O Edifício Sede II foi escolhido por se tratar de imóvel próprio da União com características adequadas para comportar tal sistema de produção de eletricidade.

A adoção do um sistema de produção de energia fotovoltaica no Edifício Sede II  implicará uma redução mensal de aproximadamente 30% (trinta por cento), na conta de energia, o que corresponde a uma economia anual estimada em R$300.000,00 (trezentos mil   reais) e proporcionará um impacto ambiental de 230 toneladas/ano de CO² neutralizado, uma equivalência de 1.848 árvores plantadas.

Trata-se de um projeto ousado que se soma às inúmeras ações de sustentabilidade já adotadas na AGU, demonstrando a preocupação ambiental da instituição.

 

Anderson Gomes, engenheiro responsável pelo projeto “Eficiência Energética” concedeu entrevista ao Informativo SGA.

 

Pergunta. Em qual etapa o projeto está ?

 

Resposta. Estamos atualmente na etapa de “Pré-diagnóstico” energético, o qual está sendo realizado por empresa especializada que em resumo apresentará um relatório contendo, entre outros pontos definidos pelo Edital da CEB - D, uma estimativa do investimento em ações de eficiência energética, economia de energia, redução de demanda na ponta, a estratégia de Medição e de Verificação preliminar e o valor do “diagnóstico energético” para definição e descrição das ações de eficiência energética que serão implementadas, as quais serão apresentadas em nosso projeto de participação do Edital de Chamada Pública CEB-D PEE 001/2016.

 

Pergunta. A Chamada Pública de Projetos, que integra o Programa de Eficiência Energética da CEB é uma grandiosa oportunidade de angariar recursos com vistas a estimular o uso eficiente de energia elétrica em suas instalações no Edifício-Sede II. Já há próximos edifícios em vista para instalação de placas fotovoltaicas?

 

Resposta. O projeto Piloto do Ed.- Sede II-SAD-DF, deverá nos ensinar e preparar para avançarmos a nível nacional nas demais edificações próprias da AGU que se enquadrem no plano de ação de implantação do Programa de Eficiência Energética e Energia Solar – AGU, previsto no Planejamento     Estratégico 2016-2019 da AGU, isto de forma seletiva e gradativa. Este plano de ação será  guiado por meio de Pré-estudos de viabilidade técnico-administrativa e financeira, e claro também, conforme ocorram o lançamento dos Editais de Chamada Pública de seleção de projetos do Programa de Eficiência Energética-PEE - das concessionárias de energia local.

 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »