AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida

Imprimir: AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida Compartilhamento: AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida AGU obtém reintegração de posse de área pública em Manaus que havia sido invadida
Publicado : 17/05/2016 - Atualizado às : 17:24:44
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu a reintegração de posse de terreno da União localizado no distrito industrial de Manaus (AM) que havia sido invadido por particulares. A atuação ocorreu após inspeção da Secretaria do Patrimônio da União no Amazonas constatar que a área estava sendo alvo de ocupação irregular, inclusive com a construção de barracas de madeira no local.

A Procuradoria da União no Amazonas (PU/AM), unidade da AGU que atuou no caso, ajuizou a ação de reintegração, com pedido de liminar, alertando que a invasão ilegal comprometia a segurança das instalações e causava prejuízos ao patrimônio público e às empresas que desenvolvem atividades no distrito. Segundo os advogados da União, a concessão da liminar era urgente, tendo em vista o risco de novos invasores ocuparem o terreno e erguerem mais barracos.

O pedido foi acolhido pela 3ª Vara Federal do Amazonas. A decisão reconheceu que eventual demora na reintegração seria prejudicial ao interesse público e determinou a imediata retirada dos invasores do local, inclusive com o auxílio de força policial, caso necessário. "Da análise dos autos, constata-se que a área ocupada é pública. Sendo, portanto, a invasão praticada por particulares uma violação ao ordenamento jurídico", assinalou a juíza responsável pelo caso.

A PU/AM é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 0005313-18.2016.4.01.3200 - 3ª Vara Federal do Amazonas.

Raphael Bruno
 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »