Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo

Imprimir: Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo Compartilhamento: Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo Novo Consultor-Geral da União enaltece papel da advocacia pública ao assumir cargo
Publicado : 08/07/2015 - Alterado : 22/07/2015

Consultor Geral da União Dr. José Levi Mello do Amaral Junior
Consultor Geral da União Dr. José Levi Mello do Amaral Junior
"O procurador da Fazenda Nacional José Levi Mello do Amaral Júnior assumiu nesta sexta-feira (03/07) a chefia da Consultoria-Geral da União (CGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) responsável pela assessoria jurídica e representação extrajudicial dos órgãos da administração direta. Em cerimônia na sede da AGU, em Brasília, Levi tomou posse enaltecendo o papel da advocacia pública e pedindo apoio dos colegas para o trabalho que se inicia.

O novo consultor-geral, que até então chefiava a assessoria jurídica da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, passa a comandar a CGU no lugar de Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, que permaneceu quatro anos e meio no cargo. Levi agradeceu o antecessor pela "longa e minuciosa transição" na qual recebeu um panorama abrangente sobre as equipes da CGU.

Primeiro a ocupar a tribuna para sua despedida, Arnaldo Godoy expressou seu desejo de que o sucessor tenha "a mais profícua administração". "A CGU é herdeira de uma tradição, por aqui passaram importantes nomes da carreira jurídica", disse.

Ele aproveitou sua fala para agradecer a presença do ministro Gilmar Mendes, a quem chamou de "bússola e farol para todos nós", e registrou seu "apoio incondicional à administração do ministro Adams".

Ao finalizar sua intervenção, Godoy recebeu uma homenagem dos membros da CGU. André Augusto Dantes Amaral falou em nome dos servidores, advogados públicos e procuradores e entregou uma placa ao agora ex-consultor-geral.

Em seu discurso de posse, o novo CGU José Levi Mello do Amaral Júnior enfatizou o orgulho que sente em fazer parte da advocacia pública. "O advogado público é o primeiro `juiz` das políticas públicas, um juiz construtivo que auxilia na execução dessas políticas públicas", disse.

Levi lembrou o começo da AGU, quando toda a estrutura da instituição se resumia a um anexo do Palácio do Planalto, e agradeceu a confiança do ministro Adams e dos colegas de advocacia pública. "Faço um pedido aos colegas da CGU e da AGU. Peço que confiem nesse trabalho que se inicia, pois o sucesso da Consultoria é o sucesso da Advocacia-Geral e o sucesso da Advocacia-Geral é o sucesso do Brasil", concluiu.

O ministro Luís Inácio Adams ressaltou a importância de momentos de transição como esse. Para ele, "são importantes para simbolizar e reconhecer aquilo que foi feito e o que ainda precisa ser feito". Dirigindo-se à família do novo consultor-geral, que esteve presente na solenidade, Adams ressaltou que o trabalho exige dedicação. "O sacrifício existe. O servidor público deve servir ao público", observou.

Também estiveram presentes na cerimônia dois ex-advogados-gerais da União - o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o subprocurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada - além de representantes de todas as carreiras jurídicas que compõem a AGU, autoridades militares e integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Lucas Rohan"
 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »