Apresentação

Imprimir: Apresentação Compartilhamento: Apresentação Apresentação Apresentação Apresentação
Publicado : 12/06/2015 - Atualizado às : 17:12:09
Em agosto de 2012, a Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal concebeu sua Grade Permanente de cursos. O projeto nasceu da ideia de se criar uma grade curricular capaz de atender às necessidades de formação sistêmica e continuada dos membros e servidores da AGU a respeito dos principais eixos temáticos relacionados a suas atuações institucionais.

É com essa perspectiva que a Grade Permanente de cursos oferecidos pela Escola da AGU conta hoje com nove eixos temáticos. Em sua concepção original, eram seis eixos com a seguinte composição: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Civil, Direito Previdenciário, Direito Regulatório e Gestão Pública. A partir de agora, três outros eixos são incorporados ao currículo permanente da Escola da AGU: Probidade e Transparência, Direito Ambiental e Patrimônio Público.

Sob a perspectiva organizacional, cada eixo temático terá um Coordenador, os quais serão responsáveis não só pela verificação e preservação da estrutura dos cursos, como pela certificação da qualidade própria ao programa de capacitação oferecido pela Escola da AGU.

Em seu conjunto, a Grade Permanente é um programa de capacitação continuada que direciona a atuação da Escola, central e regionais, e objetiva envolver a Instituição como um todo.

A partir dessa concepção filosófica, é compromisso da Escola investir também na capacitação de seu corpo de professores, a fim de que sejam dotados de técnicas e metodologias de ensino capazes de conciliar a transmissão de conhecimento teórico contextualizado à prática profissional do público-alvo.

Com tais perspectivas, pretende-se garantir não apenas uniformidade e excelência na transmissão do conhecimento, como a capilaridade necessária à capacitação da Instituição em âmbito nacional.

Assim, a Grade Permanente da Escola da AGU proporcionará a crescente profissionalização da Instituição. Em contrapartida, espera-se de seus membros e servidores a consciência plena de ser a Escola da AGU a sua casa e espaço para aperfeiçoamento continuo e permanente.

Brasília, agosto de 2014.

Juliana Sahione Mayrink Neiva
Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União
 

 

Documentos

Arquivo Tamanho
Cartilha - Grade Permanente 737,28 KB