Aperfeiçoamento da gestão em 2015

Imprimir: Aperfeiçoamento da gestão em 2015 Compartilhamento: Aperfeiçoamento da gestão em 2015 Aperfeiçoamento da gestão em 2015 Aperfeiçoamento da gestão em 2015 Aperfeiçoamento da gestão em 2015
Publicado : 26/12/2014 - Atualizado às : 14:45:38
AGU
Aperfeiçoamento da gestão em 2015 terá foco na distribuição dos membros e da carga de trabalho, processos críticos e planejamento estratégico

Data da publicação: 24/12/2014

As melhorias voltadas à gestão da Advocacia-Geral da União (AGU) em 2015 devem ser promovidas sob três eixos: revisão e desdobramento do planejamento estratégico, estudo sobre a distribuição territorial e da carga de trabalho do corpo jurídico da Instituição e mapeamento dos processos críticos de trabalho. Neste sentido, a Adjuntoria de Gestão Estratégica (AGES) da AGU divulgou, no dia 9 de dezembro, os três projetos à Comissão Técnica do Conselho Superior.

Para efetivação dos projetos de modelagem de processos organizacionais, envolvendo mapeamento, análise, desenho e redesenho de processos de trabalho, e de apoio ao processo de planejamento e gestão estratégica da AGU, duas consultorias serão contratadas. Estas iniciativas estão sendo coordenadas e apoiadas pela Assessoria Especial para Modernização da Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da Agenda de Ações para Modernização e Melhoria da Gestão do Governo Federal.

De acordo com a Adjuntoria, o projeto de pesquisa para obtenção de parâmetros quantitativos e qualitativos para subsidiar a formulação de um novo modelo de gestão, que proporcionará a adequada distribuição territorial da AGU e da carga de trabalho de seus membros, será realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio de acordo de cooperação técnica.

Já as providências para delimitação do objeto e do dimensionamento das contratações das consultorias estão sendo realizadas por grupos de trabalho formados por representantes de diversos órgãos da Advocacia-Geral, coordenados pela Coordenação-Geral de Projetos Estratégicos da AGES. O órgão acrescenta que, após a formalização dos contratos, representantes da AGU serão designados para apoiar e acompanhar os trabalhos.

Experiências

Atualmente, alguns estudos setoriais abordam as parametrizações quanto à carga de trabalho dos membros da AGU, a exemplo da aferição do valor do trabalho jurídico, feito pela Procuradoria-Geral da União (PGU), e do valor do trabalho consultivo, pela Consultoria-Geral da União (CGU).

Também já existem iniciativas no campo do mapeamento e melhoria de processos de trabalho. Em termos institucionais, a AGES destaca que o projeto que a Advocacia-Geral promoverá em 2015 será o primeiro em que a identificação e a modelagem de processos críticos serão aplicadas.

A Adjuntoria disponibiliza, em sua página na rede interna da AGU, cartilha sobre as diretrizes estratégicas do planejamento estratégico da Instituição vigente no período de 2008 a 2015. A revisão das metas propostas ocorre anualmente durante o Encontro de Gestão e tem como objetivo a prestação de contas do ano em curso, a proposição de metas para o ano seguinte, a atualização dos portfólios de projetos e de boas práticas, além da ampla divulgação dos projetos considerados relevantes pelos órgãos proponentes.

AGES, PGU e CGU são órgãos da estrutura organizacional da AGU.

Wilton Castro