Formulação e apresentação

Imprimir: Formulação e apresentação Compartilhamento: Formulação e apresentação Formulação e apresentação Formulação e apresentação Formulação e apresentação
Publicado : 21/02/2014 - Alterado : 18/12/2014
O desempenho institucional é avaliado por meio de metas e indicadores estratégicos. Para definição de metas institucionais interessam, sobretudo, as mudanças concretas que se desejam alcançar na instituição, ou seja, os resultados mais relevantes do ponto de vista do interesse dos beneficiários finais.

Dentro desta linha de raciocínio, é fundamental o estabelecimento de um número pequeno de resultados finalísticos, sob a ótica das principais demandas e necessidades dos clientes da Advocacia-Geral da União, com seus respectivos indicadores, metas e prazos que permitam sua mensuração.

A busca de resultados é um processo de aprendizagem e melhoria contínuas. Deste modo, deve-se admitir claramente que, nos ciclos iniciais da busca de resultados, será inevitável trabalhar com margens de erro que só serão corrigidas e diminuídas ao longo do tempo, fruto do monitoramento e das avaliações de resultados, das revisões sucessivas dos projetos e do aprendizado acumulado.

No âmbito da Advocacia-Geral da União, anualmente os principais dirigentes da Instituição apresentam um balanço dos resultados obtidos, a partir da aferição do resultado das metas propostas para o exercício e, na mesma ocasião, expõem os principais desafios e metas para o ano seguinte. Este processo permite um debate periódico sobre as boas práticas de gestão e contribuem para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que atuam na AGU, conduzindo a avanços qualitativos nas ações preventivas ou corretivas e na própria postura dos atores envolvidos e em sua capacidade de elaborar respostas mais precisas às demandas existentes.

Para organizar, centralizar e facilitar o processo de gestão de metas na AGU, desde 2012, a Adjuntoria de Gestão Estratégica, por meio da Coordenação-Geral de Projetos Estratégicos, tem utilizado o sistema GPWeb para monitoramento de todas as metas apresentadas pelos órgãos da Advocacia-Geral, além de prestar-lhes consultoria sobre a operacionalização do sistema.