Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras

Imprimir: Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras Compartilhamento: Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras Departamento de Gestão Estratégica intensifica ações para as carreiras
Publicado : 04/02/2014 - Alterado : 27/03/2014
Data da publicação: 22/01/2014

Responsável por supervisionar, coordenar, orientar e promover as ações de gestão estratégica da Advocacia-Geral da União, o Departamento de Gestão Estratégica (DGE) realizou em 2013 diversas ações voltadas às carreiras da AGU, além da implementação de novas ferramentas de tecnologia para auxiliar os trabalhos dos membros e servidores da Instituição em todo o país.

No âmbito das carreiras da AGU foi concluído em 2013 os procedimentos para ingresso dos aprovados em seleção das carreiras de advogado da União e de procurador da Fazenda Nacional e nomeação dos aprovados, além da realização de concurso de promoção e seleção. Para as carreiras de apoio do órgão, foram realizadas as negociações junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para tratar do envio à Presidência da República do anteprojeto de lei que prevê a criação de três mil cargos.

O Departamento foi responsável por regulamentar a avaliação de desempenho institucional e a Gratificação de Desempenho de Cargos Específicos (GDACE) no âmbito da Advocacia-Geral. No ano passado, graças à atuação do DGE, também foi publicada a Portaria AGU nº 250/2013 que regulamenta o benefício da progressão funcional aos servidores do Quadro de Apoio Técnico-Administrativo da Advocacia-Geral da União, oriun¬dos das Instituições Federais de Ensino.

Projetos

O ano de 2013 foi marcado pela implementação de novas ações na AGU pelo Departamento. Por meio do DGE, a Instituição tem apostado em inteligência artificial e procedimentos automatizados para agilizar o trabalho que é desenvolvido por procuradores. Isso foi possível com o Sistema de Apoio à Procuradoria Inteligente (Sapiens) que auxilia os advogados nos processos jurídicos, aperfeiçoando a rotina de trabalho. Além disso, a unidade da AGU criou uma ferramenta para monitoramento
informatizado da execução das metas para 2013, propostas ao Advogado-Geral da União pelos órgãos centrais.

Também foi criado um novo método de Revisão da Metodologia de Gerenciamento de Projetos da AGU, atualizado o Decreto de Estrutura da Advocacia-Geral e elaboradas portarias de regimento interno em conjunto com os órgãos da Instituição. O DGE intensificou, ainda, o gerenciamento de projetos estratégicos como o Laboratório de Recuperação de Ativos e Recomposição do Patrimônio Público; Reestruturações Prediais das Sedes da AGU e Carta de Serviços da Instituição.

DGE em números

Em 2013, o Departamento realizou 18 reuniões do Comitê de Tecnologia da Informação da AGU (CTEC/CT-CTEC) e apreciou 23 processos desse grupo para mudanças, atualizações no âmbito da TI na Instituição. Foram produzidas ao longo do ano 171 notas técnicas para auxiliar nos trabalhos do órgão, realizadas 377 promoções de advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional e 188 remoções de advogados da União. Quanto ao novos membros da AGU, ainda houve análise de 203 processos de estágio confirmatório de advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional.

Leane Ribeiro