Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária

Imprimir: Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária Compartilhamento: Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária
Publicado : 23/01/2014 - Alterado : 16/09/2014

Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária
Guia para Implantação da Coleta Seletiva Solidária
O "Guia para implantação da Coleta Seletiva Solidária: uma abordagem voltada para resultados" consolida seis meses de trabalho entre projeto e implantação, dez meses de monitoramento e a vivência na implantação da CSS nos dois edifícios ocupados pela AGU em Brasília.

A expectativa da equipe é de que as ideias descritas e também o registro das lições aprendidas em cada tópico auxiliem o trabalho das futuras Comissões.

Embora o projeto piloto tenha ocorrido em Brasília, as informações contidas no guia objetivam subsidiar as ações de implantação da CSS em âmbito nacional. Diferenças regionais existem de forma mais ou menos significativa em razão da forma adotada nas unidades onde a CSS já é realizada e da atuação das prefeituras no tratamento do lixo urbano.

Destaca-se, no entanto, que o foco principal deste trabalho reside na abordagem interna, isto é, na sensibilização dos servidores para a correta segregação e destinação dos resíduos e no padrão de trabalho desejado para os membros da Comissão da Coleta Seletiva Solidária - CCSS.

O guia abrange quatro partes e treze capítulos que se complementam:

PARTE I - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO é formada por quatro capítulos. "Equipe e organização do projeto, Base legal e contratos existentes, Um pouco acerca dos resíduos e A Coleta Seletiva - CS e Coleta Seletiva Solidária - CSS". Essa parte objetiva introduzir os conceitos básicos a respeito do tema e preparar a Comissão da Coleta Seletiva Solidária - CCSS para o trabalho.

PARTE II - PLANEJAR IMPLANTAÇÃO é formada por um capítulo "Reuniões temáticas de planejamento". Essa parte objetiva descrever os assuntos que devem ser considerados pela CCSS quando da implantação da Coleta Seletiva Solidária.

PARTE III - EXECUTAR AÇÕES PLANEJADAS é formada por seis capítulos: "Realizar aquisições; Preparar área de armazenamento, Capacitar envolvidos, Selecionar cooperativa/associação, Realizar evento de lançamento e Distribuir coletores". Essa parte detalha ações que foram identificadas na fase de planejamento e que devem ser executadas antes do início do processo de operação, isto é, de forma prévia à separação e ao recolhimento dos resíduos.

PARTE IV - OPERAÇÃO é formada por dois capítulos: "As Etapas do processo de operação e O descarte dos demais resíduos".

A atualização do guia se dará de forma progressiva e gradual. Os conteúdos serão alterados em decorrência do aperfeiçoamento do processo de Operação nas unidades e da contribuição das CCSS instituídas.