Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria "livros de direito" do Prêmio Jabuti 2013

Imprimir: Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria Compartilhamento: Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria Procurador da AGU está entre os finalistas da categoria
Publicado : 08/10/2013 - Alterado : 09/10/2013

Foto: aen.pr.gov.br
Foto: aen.pr.gov.br

O procurador da Advocacia-Geral da União (AGU) William Fracalossi está entre os 10 finalistas da primeira etapa do 55º Prêmio Jabuti, na categoria de publicações jurídicas, com o livro "A Macromorada Cultural e Direito Fundamento: os novos rumos do meio Ambiente Cultural".

A obra finalista é de 2010 e concentra o resultado da dissertação do Mestrado feito pelo procurador. De acordo com o autor, a publicação traz a premissa de que o patrimônio cultural é imprescindível não apenas ao Direito Ambiental, mas também para a formação da personalidade humana.

O procurador da AGU explica que a obra é um instrumento doutrinário sobre o tema. "O grande desafio do estudo foi estruturar novos conceitos na seara ambiental. Macromorada, direito-fundamento, dignidadecentrismo, dimensão fluida dos direitos culturais, princípio do incremento, dentre outros enfoques, são abordagens inéditas que enriquecerão os horizontes do Direito Ambiental", afirma o autor ao indicar a publicação para todos os advogados públicos que atuam diretamente na área ambiental.

William Fracalossi, que atua na Procuradoria Seccional Federal de Maringá/PR, é autor de vários livros nas áreas ambiental e previdenciária. Esta é a segunda vez que o escritor é indicado para receber o troféu Jabuti. Em 2011, ele ficou entre os finalistas na mesma categoria com o livro "O Direito Ambiental", publicado pela Editora Forense e em coautoria com o juiz federal Anderson Furlan.

Além de livros na área ambiental, Fracalossi escreve sobre questões previdenciárias. Ao lado do também procurador federal Leandro Ferreira Bernardo, ele publicou o livro "Direito Previdenciário na Visão dos Tribunais".

O finalista do prêmio Jabuti, além de autor e organizador de vários livros, é Mestre em Direitos da Personalidade, especialista em Direito Ambiental, Direito Previdenciário e Direito Público, professor de cursos de pós-graduação em Direito Ambiental e Direito Previdenciário, e membro da Comissão da Advocacia Pública de Maringá.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Jabuti 2013 está na primeira fase, onde são indicados os dez finalistas de cada área escolhida para premiação. A lista com os vencedores será divulgada no dia 17 de outubro.

Os ganhadores de cada uma das 27 categorias receberão, além do troféu Jabuti, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.500,00. Quem ficar em segundo ou terceiro lugar de cada grupo receberá o troféu do prêmio.

A premiação vai escolher, ainda, o Livro do Ano na categoria Ficção e Não Ficção, cada um dos grandes vencedores vai levar para casa, o troféu Jabuti Dourado e a quantia de R$ 35 mil reais.

Maurizan Cruz

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Foto: aen.pr.gov.br
Arte: Wesley Mcallister/AscomAGU