Certificação Digital

Imprimir: Certificação Digital Compartilhamento: Certificação Digital Certificação Digital Certificação Digital Certificação Digital
Publicado : 28/06/2012 - Alterado : 26/05/2017

 

SISTEMÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE TOKENS E GESTÃO DOS CERTIFICADOS DIGITAIS

Comunicamos que a partir do dia 08/05/2017 (segunda-feira) a sistemática de distribuição de tokens e gestão dos certificados digitais será da seguinte forma:

  • As solicitações e distribuições de tokens deverão ser encaminhadas para as respectivas SAD´S de vinculação, conforme abaixo:

SAD

RESPONSÁVEL

E-MAIL

TELEFONE

SAD/RS

Marcus Vinicius Escobar Silva

marcus.silva@agu.gov.br

(51) 3511-6550

SAD/SP

Gleudes Martins de Araújo

gleudes.araujo@agu.gov.br

(11)3506-2000

SAD/PE

Luciano Gomes de Souza

luciano.souza@agu.gov.br

(81) 2128-1401

SAD/DF

José Ronaldo Nunes

jose.nunes@agu.gov.br

(61) 2026-7985

SAD/RJ

Maria Regina Melquiades

maria-regina.melquiades@agu.gov.br

(21) 3095-6117

UA/MG

Joicy Helen Moreira da Silva

joicy.silva@agu.gov.br

(31) 2519-2040


  • As atividades associadas à Certificação Digital (orientação e suporte) serão atendidas pelo Departamento de Tecnologia da Informação – DTI através do e-mail sga.certificado@agu.gov.br

 

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros. O documento contém o nome, número da "chave pública" e outros dados que mostram quem somos para as pessoas, sistemas e etc.

Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando suas identidades. Os certificados digitais fazem uso de avançados processos criptográficos, com tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade das informações trafegadas. Com o certificado digital o usuário tem a opção de utilizar a assinatura online que permite a troca de documentos com autenticação e integridade do conteúdo, evitando fraudes e falsificações.

Assim, os documentos que trafegam por meios eletrônicos, para possuírem reconhecimento legal, não mais precisam ser convertidos em papel, assinados com reconhecimento de firma dos signatários e enviados via postal, diminuindo custos. Assegurado pela Medida Provisória 2.200-2/2001, vários segmentos da economia já utilizam a certificação em suas atividades - confira:

* Poder Judiciário - Peticionamento Eletrônico
* Receita Federal do Brasil
* Área financeira e contábil
* Saúde
* Educação