Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores

Imprimir: Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores Compartilhamento: Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores Cooperação entre Advocacia-Geral e Universidade de Washington prevê capacitação de servidores
Publicado : 06/10/2010 - Atualizado às : 12:19:04
A Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) promove nesta quarta-feira (06) palestra sobre os "Aspectos Gerais dos Programas de Treinamento oferecido pelo The Institute of Brasilian Issues (IBI)", ministrada pelo Diretor do Centro de Assuntos Latino-Americanos (CLAI) da Universidade George Washington, James Ferrer. O IBI é um setor vinculado ao CLAI da instituição americana.

O evento marca a assinatura de um documento que estabelece mecanismos de cooperação entre a AGU e o IBI. O projeto visa o intercâmbio de experiências e capacitação de servidores públicos, com a realização do curso de capacitação "Programa de Treinamento para os membros da Advocacia-Geral da União (Training Program for members of Office of Attorney General of Union), explicou o diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade Administrativa da Procuradoria-Geral da União (PGU), André Luiz de Almeida Mendonça, que já participou de curso na universidade americana.

Segundo Mendonça, a iniciativa se espelha na experiência da Controladoria-Geral da União, que já celebrou convênio com o IBI para cursos na a área de controle e combate à corrupção, com participação de representantes da PGU, Coordenadora-Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da Procuradoria-Geral Federal (PGF) e do Departamento de Informações Jurídico-Estratégicas da Consultoria-Geral da União (CGU).

"No projeto da Escola da AGU, a ênfase está na Advocacia Pública, ou seja, pretende-se dar aos membros da AGU a dimensão da realidade jurídica Advocacia Pública norte-americana em seus diversos aspectos: regime jurídico dos servidores públicos, resolução de conflitos, cobrança de créditos tributários ou não, defesa do meio ambiente e do patrimônio público, agências reguladoras, contratos públicos, entre outros", explica.

Além da palestra, representantes da AGU que participaram do curso oferecido pela Controladoria-Geral da União em Washington (EUA) irão relatar suas experiências. Segundo a procuradora federal Carina Cancella, a participação da Advocacia-Geral aconteceu devido à importância que a instituição tem dado "à atuação proativa para a recuperação do patrimônio público". Ainda segundo as impressões da procuradora, o sistema norte-americano de combate à corrupção é muito diferente do Brasil, sendo "mais aberto e sem tantas punições".
O evento acontece no auditório da Escola da AGU, em Brasília, a partir das 10h30. As atividades serão exibidas pela TV Escola da AGU.

Thiago Calixto/Bárbara Nogueira


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »