Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei

Imprimir: Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei Compartilhamento: Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei Gratificação pelo exercício de chefia deve ser criada por lei
Publicado : 23/08/2010 - Alterado : 05/11/2010
A Procuradoria Federal no Estado do Ceará (PF/CE), órgão da Advocacia- Geral da União (AGU), representando judicialmente a Universidade Federal do Ceará (UFC), evitou a condenação da autarquia no pagamento de gratificações pretendidas por professores que alegaram exercer cargos comissionados de coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, bem como de chefia de departamento.

Os docentes alegaram que exerceram os cargos comissionados sem, contudo, receberem as respectivas contrapartidas financeiras, devido à inexistência apenas formal dos referidos cargos, o que caracterizaria enriquecimento ilícito da universidade. Destacaram, ainda, que outros professores, ocupantes dos mesmos cargos, lotados em cursos diferentes, recebiam a devida gratificação.

A PF/CE, em defesa da UFC, relatou que as atribuições de chefia e coordenação a que se referiram os autores não passam de funções por eles exercidas, pois tais funções gratificadas não existem formalmente, o que impossibilita a nomeação dos autores. Tal nomeação demanda, ainda, a criação das funções, por lei.

Destacou ainda que os autores tinham ciência da inexistência de gratificação pelas atribuições de chefe e coordenador, tendo em vista ausência de referência a qualquer código de função gratificada nas portarias e que foram beneficiados pela redução de sua carga horária em virtude da designação.

O juízo da 4ª Vara Federal no Ceará acolheu a argumentação da Procuradoria e julgou improcedente o pedido. Entendeu que "a retribuição pelo exercício de função gratificada depende de previsão legal expressa".


Ação Ordinária 0009567-14.2009.4.05.8100.


Gabriela Galindo

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »