Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF)

Imprimir: Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF) Compartilhamento: Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF) Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF) Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF) Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional (DF)
Publicado : 15/03/2018 - Alterado : 19/03/2018

Escola da AGU Ministro Victor Nunes Leal informa que estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional - Constitucionalismo Global, Democracia e o Direito Internacional

Sobre o seminário: Com a crescente importância do direito internacional nos diferentes âmbitos da advocacia pública, realizar um evento analisando, de maneira comparada, os seus  efeitos é de primordial relevância. O Seminário permitirá correlacionar a experiência de instituições brasileiras como a AGU com a experiência de outros estados proeminentes no contexto do constitucionalismo global.

 

As interações entre academia e prática constituem parte essencial para o desenvolvimento crítico e efetivo das atividades de ambas áreas. Neste seminário promovido pela Escola da Advocacia-Geral da União, serão discutidos os desenvolvimentos recentes nas áreas de direito internacional, direito constitucional comparado e sociologia do direito.  Serão apreentados os resultados do projeto de pesquisa liderado pelo Professor Chris Thornhill entre 2013-2018 na Universidade de Manchester que tratou de discussões constitucionais envolvendo estados como Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Casaquistão, Chile, China, Colômbia, Egito, Ghana, Estados Unidos, Rússia e Quênia, entre outros. Trata-se de oportunidade única para entender como funcionam outras ordens jurídicas, quais os principais desafios constitucionais que enfrentam e qual o papel desempenhado pelo direito internacional nessas ordens. Além disso, o evento constituirá uma das primeiras apresentações sobre aspectos desenvolvidos no livro “The Sociology of Law and the Global Transformation of Democracy”, a ser lançado em 2018. Colocará, desta forma, os participantes na vanguarda das discussões sobre constitucionalismo global, direito internacional e democracia.      

 

Sobre o palestrante - Chris Thornhill tem sido um dos nomes da vanguarda do campo da sociologia jurídica contemporânea, especificamente, da sociologia do direito internacional. Suas contribuições acadêmicas para o campo são notáveis e auxiliam o avanço conceitual e metodológico da disciplina. Tem duplo doutorado concedido pelas Universidades de Cambridge e Frankfurt am Main e atualmente é Professor Titular de Direito  na Universidade de Manchester e Diretor de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Manchester. Foi o líder do projeto “A Sociology of the Transnational Constitution”, financiado pelo Conselho de Pesquisa Europeu entre os anos 2013-2018.

 

Uma lista completa e atualizada das publicações do Professor Chris Thornhill podem ser encontradas em sua página na Universidade de Manchester: https://www.research.manchester.ac.uk/portal/en/researchers/christopher-thornhill(2e413e6e-6a08-44ed-93b1-e5baba62eaa6)/publications.html

Diálogo com Chirs Thornhill
Comentários com Carina Calábria e Maurício Palma Resende


Data: 13 de abril de 2018.

Horário:  15 horas

Local: Auditório da Escola da AGU - Ed. Sede II - SIG Quadra 06 - Lote 800 - Térreo - Brasília/DF.


Público alvo: Aberto a todos os públicos.


Evento Gratuito. 200 Vagas.


Inscrições abertas até 12 de abril
Membros e Servidores: Sistema de Inscrições
demais interessados: eagu.eventos@agu.gov.br


Mais informações

Coordenação de Eventos – COEVE

e-mail: eagu.eventos@agu.gov.br

Telefones: (61) 2026-7072